-
Arquitetos: OTTOLENGHI architects, moarqs
- Área: 360 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Albano Garcia
-
Fabricantes: ACINDAR, ASA, Aluar, GRINOVERO, HIDRO ALDURAL, Holcim, ORMIFLEX, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste numa casa para um casal com quatro filhos emancipados. O terreno está localizado num bairro náutico com acesso desde a Rota 27 e o Rio Luján, em Tigre, na zona norte da Grande Buenos Aires.
O projeto propõe repensar a tipologia de casa de perímetro livre que surgem cada vez mais em condomínios. O projeto é uma tentativa de repensar o uso do tereno e a relação entre "terreno" e "casa" neste contexto. Temos a máxima área possível para construir, segundo a determinação das normas do bairro, e dentro desse âmbito manipula-se a matéria para construir o espaço sem solução de continuidade entre interior e exterior.
No pátio / átrio, três jacarandás foram plantadas, elas proporcionam uma significativa mudança de cor e interagem com o espaço ao passar das estações.
A casa repousa sobre uma plataforma de concreto com vigas invertidas e é adota uma estrutura mista de colunas de aço e concreto armado que empurram o momento de flexão para seus limites com um sistema de apoio que é executado através de um escoramento vertical das extremidades das vigas.
Painéis planos de eucalipto (de comprimentos diferentes) são utilizados para a cofragem a fim de moldar as partições das vigas. Para o forro finalizado em multi-laminados fenólicos, foram utilizadas placas de plástico.